A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DE ÁREAS PROTEGIDAS

Autores

  • Solange Fernandes Soares Coutinho Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Tarcísio dos Santos Quinamo Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
  • Edneida Rabelo Cavalcanti Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2549

Resumo

A existência de Unidades de Conservação (UCs) não é uma recente, mas desde a criação oficial da primeira que seus objetivos são variados e para atendê-los se diferenciam no mundo inteiro. Mais recentemente, com as devidas comprovações científicas de mudanças dos climas e consequentes extinções de espécies, diretamente ou em função da perda de habitat, as discussões sobre as UCs e as Áreas Protegidas como um todo estão sendo mais frequentes e se mostrando pertinentes a debates diversos, incluindo necessidades de revisão de conceitos e formas de usos. Neste contexto, o presente artigo, derivado de pesquisa que inclui cinco Unidades de Conservação, traz o recorte da contribuição da Educação Ambiental no Mapeamento Colaborativo buscando ultrapassar formas consolidadas de sua realização ao centrar o protagonismo nos diversos públicos que fizerem parte da atividade, partilhando com os educadores, pescadores artesanais, gestores públicos e guias de turismo metodologias participativa visando inse­rir os participantes na proteção ambiental através da Educação.

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Biografias Autor

Solange Fernandes Soares Coutinho, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Universidade de Pernambuco (UPE)

Pesquisadora lotada no Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais da Diretoria de Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Professora do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tarcísio dos Santos Quinamo, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador adjunto da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Edneida Rabelo Cavalcanti, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Coutinho, S. F. S., dos Santos Quinamo, T., & Rabelo Cavalcanti, E. (2025). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DE ÁREAS PROTEGIDAS. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2549

Edição

Secção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional