A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DE ÁREAS PROTEGIDAS
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2549Resumo
A existência de Unidades de Conservação (UCs) não é uma recente, mas desde a criação oficial da primeira que seus objetivos são variados e para atendê-los se diferenciam no mundo inteiro. Mais recentemente, com as devidas comprovações científicas de mudanças dos climas e consequentes extinções de espécies, diretamente ou em função da perda de habitat, as discussões sobre as UCs e as Áreas Protegidas como um todo estão sendo mais frequentes e se mostrando pertinentes a debates diversos, incluindo necessidades de revisão de conceitos e formas de usos. Neste contexto, o presente artigo, derivado de pesquisa que inclui cinco Unidades de Conservação, traz o recorte da contribuição da Educação Ambiental no Mapeamento Colaborativo buscando ultrapassar formas consolidadas de sua realização ao centrar o protagonismo nos diversos públicos que fizerem parte da atividade, partilhando com os educadores, pescadores artesanais, gestores públicos e guias de turismo metodologias participativa visando inserir os participantes na proteção ambiental através da Educação.
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