A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DE ÁREAS PROTEGIDAS
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2549Resumo
A existência de Unidades de Conservação (UCs) não é recente, mas desde a criação oficial da primeira, seus objetivos são variados e, para atendê-los, elas se diferenciam no mundo inteiro. Mais recentemente, com as devidas comprovações científicas de mudanças dos climas e consequentes extinções de espécies, diretamente ou em função da perda de habitat, as discussões sobre as UCs e as áreas protegidas como um todo estão sendo mais frequentes e se mostrando pertinentes a debates diversos, incluindo a necessidade de revisão de conceitos e formas de usos. Nesse contexto, o presente artigo, derivado de pesquisa que incluiu cinco Unidades de Conservação, traz o recorte da contribuição da Educação Ambiental no mapeamento colaborativo buscando ultrapassar formas consolidadas de sua realização ao centrar o protagonismo nos diversos públicos que fizerem parte da atividade, partilhando com os educadores, pescadores artesanais, gestores públicos e guias de turismo metodologias participativas, visando inserir os participantes na proteção ambiental por meio da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.