DESIGUALDADE NO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO
ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES(2132)Resumo
A pesquisa sobre marcadores sociais de gênero, classe e raça no campus de Nova Venécia do Instituto Federal do Espírito Santo e seu impacto no acesso e na permanência dos alunos antes e depois da implantação das cotas pela Lei 12.711 encontra indicação de que essa ação afirmativa contribuiu significativamente para a democratização do acesso a essa instituição, especialmente quando trabalhamos com a variável raça. A pesquisa foi um estudo de caso no referido campus e trabalhou com dados dos alunos no sistema acadêmico da instituição, reforçando a compreensão da adequação da política de cotas que trabalha com uma concepção de interseccionalidade e especialmente com a necessidade de manter uma ação com referência à questão racial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.