DESIGUALDADE NO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO

ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2132)

Resumo

A pesquisa sobre marcadores sociais de gênero, classe e raça no campus de Nova Venécia do Instituto Federal do Espírito Santo e seu impacto no acesso e na permanência dos alunos antes e depois da implantação das cotas pela Lei 12.711 encontra indicação de que essa ação afirmativa contribuiu significativamente para a democratização do acesso a essa instituição, especialmente quando trabalhamos com a variável raça. A pesquisa foi um estudo de caso no referido campus e trabalhou com dados dos alunos no sistema acadêmico da instituição, reforçando a compreensão da adequação da política de cotas que trabalha com uma concepção de interseccionalidade e especialmente com a necessidade de manter uma ação com referência à questão racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Silva Filho, P., & Rodrigues Gava Angeli, T. . (2022). DESIGUALDADE NO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Cadernos De Estudos Sociais, 37(2). https://doi.org/10.33148/CES(2132)

Edição

Secção

Dossiê: Desigualdades étnico-raciais, de gênero e regionais na educação