PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL E PANDEMIA

O QUE MUDOU NAS CONDIÇÕES DO TRABALHADOR DOCENTE EM PERNAMBUCO

Autores

  • Verônica Soares Fernandes Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)1974

Resumo

Uma das expressões do valor atribuído ao trabalho ocorre por meio do salário, da carreira e condições de trabalho. O Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para os profissionais do magistério público da Educação Básica, criado em 2008 nasce como resposta à demanda de valorização do trabalho docente. Esse artigo parte de um recorte da tese de Doutorado e tem como objetivo analisar a implantação da Lei do PSPN na rede estadual de Pernambuco, na busca de compreender até que ponto houve valorização do trabalhador docente e como a pandemia de covid-19 influenciou nesse aspecto. Como considerações, o avanço da luta da categoria com a aprovação da lei, mas desafios essenciais como a construção de planos de carreiras atrativos e viáveis, com políticas que deem sustentação como a de estímulo a formação em pós-graduação, além da atualização e ganho real do piso.

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Biografia Autor

Verônica Soares Fernandes, Fundação Joaquim Nabuco

Doutoranda em Políticas públicas, mestre em educação, graduada em Serviço Social

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Fernandes, V. S. (2022). PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL E PANDEMIA: O QUE MUDOU NAS CONDIÇÕES DO TRABALHADOR DOCENTE EM PERNAMBUCO. Cadernos De Estudos Sociais, 36(2). https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)1974

Edição

Secção

Políticas Educacionais e direitos em tempos de pandemia