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Edição Atual

v. 39 n. 2 (2025): Edição especial - Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional
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Esta edição da Revista Cadernos de Estudos Sociais celebra os 18 anos do Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe), destacando trabalhos selecionados da sua 9ª edição, realizada em 2024. Os dez artigos publicados refletem a diversidade e os desafios da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo, abordando temas como tecnologias digitais no ensino, práticas antirracistas, educação ambiental colaborativa, formação docente, protagonismo estudantil e experiências inovadoras em contextos escolares, sobretudo públicos e periféricos. A coletânea reafirma a importância de repensar práticas pedagógicas, gestão escolar e políticas públicas orientadas pelos princípios de inclusão, equidade e justiça social.

Publicado: 09/15/2025

Edição Completa

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional

  • Nota Editorial

    Cadernos de Estudos Sociais
  • A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM MEIO DIGITAL Uma proposta de atividade a partir das interações em um grupo de Whatsapp para a reescrita de Fics

    Josemeire Caetano da Silva, Roberta Caiado
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2490
  • CONTRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS PARA O ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Um olhar sobre dissertações e teses

    Weydson Roberto de Souza, Kleber Fernando Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2485
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DE ÁREAS PROTEGIDAS

    Solange Fernandes Soares Coutinho, Tarcísio Quinamo, Edneida Rabelo Cavalcanti
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2549
  • EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS ESCOLAS DO CAMPO O que os(as) gestores(as) têm a ver com isso?

    Aline Nascimento, Isaías da Silva
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2476
  • EU VOU CONTAR ATÉ TRÊS Uma análise da relação adulto-criança e o respeito à brincadeira em uma escola de educação infantil

    Catarina Carneiro Gonçalves, Juliana Seabra , Caroline Silva , Jamyle Gomes
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2489
  • DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AS MINI-HISTÓRIAS O que as pesquisas falam sobre elas?

    Emília Juliana Correia do Nascimento, Sabrina Gabriely Rodrigues Pina
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2482
  • FLASH DE EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A intenção de consolo entre pares

    Emilia Juliana Correia do Nascimento, Patrícia Maria Uchôa Simões
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2481
  • JORNAL EGBL NEWS Uma oportunidade de escrita para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa

    Ana Carolina Floro de Sales, Nelma Menezes Soares de Azevêdo
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2479
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL ENTRE GESTORES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

    Ana Laura Guedes Silva França, Laêda Bezerra Machado
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2474
  • ÁRVORE DA RESISTÊNCIA A escola com classes multisseriadas do campo como fruto do enraizamento dos povos-territórios camponeses

    Isaias Silva, Janssen Felipe da Silva
    DOI: https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2472
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