REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL ENTRE GESTORES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2474Resumo
O presente artigo analisa as percepções dos gestores escolares sobre o protagonismo estudantil em escolas de ensino médio de Pernambuco, à luz da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa, desenvolvida em duas etapas (análise documental e entrevistas com gestores), revela que o protagonismo estudantil é reconhecido como importante para o desenvolvimento pessoal e liderança dos jovens. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, especialmente após a pandemia e com as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio. Os gestores tendem a associar o protagonismo a poucos estudantes, limitando uma visão mais coletiva. O estudo sugere que, embora as políticas educacionais estejam alinhadas à promoção do protagonismo por meio do Programa de Educação Integral (PEI) de 2008, ainda há obstáculos para sua plena efetivação, como a necessidade de maior formação docente e melhores condições de trabalho.
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