ÁRVORE DA RESISTÊNCIA

A escola com classes multisseriadas do campo como fruto do enraizamento dos povos-territórios camponeses

Autores

  • Isaias Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Janssen Felipe da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2472

Resumo

O presente artigo objetiva estabelecer reflexões teórico-metodológicas sobre a escola com classes multisseriadas campo enquanto fruto do enraizamento dos povos-territórios camponeses. Os Estudos Pós-Coloniais é a perspectiva teórico-metodológica que ancora esse estudo, pois nos oportuniza questionar e desconstruir as estruturas coloniais, urbanocêntricas e hegemônicas que permeiam o paradigma da Educação do Campo e as escolas com classes multisseriadas do campo.  Essa abordagem propõe um olhar para as relações de poder que se estabelecem no contexto educacional, especificamente nas escolas e nos currículos dos territórios camponeses. Utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica e da Análise de Conteúdo Via Análise Temática (Bardin, 2011; Vala 1990) para contribuir metodologicamente neste estudo.  A partir dessa pesquisa, consideramos que a escola com classes multisseriadas do campo emerge como uma expressão do enraizamento dos povos-territórios ao possuir práticas curriculares que dialoguem com a realidade de seus sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea-PPGEduC, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário FACOL (UNIFACOL).

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA).

Downloads

Publicado

09/15/2025

Como Citar

Silva, I., & Felipe da Silva, J. (2025). ÁRVORE DA RESISTÊNCIA: A escola com classes multisseriadas do campo como fruto do enraizamento dos povos-territórios camponeses . Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2472

Edição

Seção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional