CONTRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS PARA O ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Um olhar sobre dissertações e teses

Autores

  • Weydson Roberto de Souza Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0009-0000-6150-5078
  • Kleber Fernando Rodrigues Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2485

Resumo

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) existentes nas instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) configuram-se como oportunos espaços para a construção da educação antirracista e, consequentemente, para a superação do atraso colonial imposto pela escravidão. Esses núcleos carregam em suas possibilidades de atuação um papel transformador no bojo das implementações de ações afirmativas e das questões identitárias e étnico-raciais. Nesse cenário, consideramos as conexões entre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e as Leis nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008. Neste artigo, temos como objetivo refletir, através da análise de dissertações e teses, sobre como os NEABI contribuem para o antirracismo no contexto da EPT. No que concerne à metodologia, o estudo assume o veio qualitativo, do tipo exploratório e bibliográfico. Conclui-se que os NEABI são espaços comprometidos com o desenvolvimento de práticas educativas antirracistas.

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Biografia do Autor

Weydson Roberto de Souza, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Kleber Fernando Rodrigues, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutor em Sociologia pela Universidade Sorbonne - Paris 5 - Université Paris Descartes - (2011) - França.

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Publicado

09/15/2025

Como Citar

Roberto de Souza, W., & Rodrigues, K. F. (2025). CONTRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS PARA O ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA : Um olhar sobre dissertações e teses. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2485

Edição

Seção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional