POR UM FATO SOCIAL TOTAL
A CONTROVÉRSIA EM TORNO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES(2168)Resumo
O artigo abordou a polêmica em torno das políticas de ações afirmativas para facilitar o acesso e permanência da população negra e de baixa renda às universidades. Argumenta-se que essas políticas, notadamente os programas de cotas, apesar de se depararem com dilemas, impasses e problemas ainda não solucionados, significaram uma das maiores inflexões democráticas na educação brasileira dos últimos vinte anos, na medida em que possibilitou a inclusão e ampliação do alunado proveniente de grupos historicamente excluídos do ensino superior, promoveu uma maior diversidade nas universidades como também cavou a abertura de uma porta para a redução das desigualdades educacionais e, por conseguinte, socioeconômicas entre brancos e não brancos na sociedade brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Ações afirmativas. Cotas. Raça. Educação. Igualdade racial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.