PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO

REFLEXÕES A PARTIR DE DEZ ANOS DE PESQUISAS

Autores

  • Rosana Heringer UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2143)

Resumo

O texto faz um breve histórico da expansão do ensino superior público brasileiro e das políticas de assistência e permanência estudantil adotadas na última década nas universidades federais. Também traz alguns achados e aprendizados sobre a permanência estudantil a partir de pesquisas realizadas no período, várias delas produzidas por pesquisadores do LEPES – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da UFRJ. O texto aponta que houve muitos avanços na compreensão destas políticas, ressaltando o conhecimento sobre as diferentes dimensões envolvidas na permanência, não se limitando ao apoio financeiro. Aponta também que ainda é necessário aprofundar o conhecimento sobre ações específicas, demandas dos estudantes, o papel dos coletivos estudantis na permanência e temas emergentes tais como saúde mental, enfrentamento do racismo institucional, combinação de diferentes ações e articulação entre permanência estudantil e a trajetória de estudantes cotistas.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Heringer, R. (2022). PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: REFLEXÕES A PARTIR DE DEZ ANOS DE PESQUISAS. Cadernos De Estudos Sociais, 37(2). https://doi.org/10.33148/CES(2143)

Edição

Secção

Dossiê: Desigualdades étnico-raciais, de gênero e regionais na educação