A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DA JUVENTUDE NEGRA MASCULINA
DO FUNDAMENTAL À PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES(2140)Resumo
Este artigo procurou apresentar de forma sintética e panorâmica os espaços sociais ocupados pelos homens negros no sistema educacional brasileiro e seus inúmeros desafios. Metodologicamente, sem nos atermos a nenhum grande arcabouço teórico específico, utilizamos duas abordagens: pesquisas quantitativas que se debruçaram sobre a trajetória educacional desse grupo do ensino básico até a pós-graduação e qualitativo, com alguns exemplos concretos de ações afirmativas preocupadas com a relação entre gênero (masculino e feminino), raça e educação. De modo geral, entendemos que as pesquisas, sobretudo quantitativas, que trabalham com o recorte racial e de gênero masculino, se encontram dispersas, dificultando um olhar mais geral e organizado sobre as trajetórias e dificuldades que os homens negros enfrentam na educação. Desse modo, não ganha densidade no debate público, e repercussão nas políticas educacionais. Diante dessa configuração, fizemos a seguinte pergunta: Seria legítimo a adoção de ações afirmativas voltadas prioritária ou exclusivamente para os homens negros na educação?
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Juventude negra masculina. Ações afirmativas.
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