O ENSINO REMOTO E A MECANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Maria Elisian de Carvalho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)1985

Resumo

O texto objetiva discutir, de forma breve, as questões que envolvem o ensino remoto desenvolvido durante a Pandemia da COVID-19, em intrínseca relação com a mecanização do trabalho docente, e sob o controle das decisões do mercado neste período pandêmico, em que alguns grupos se beneficiam dessas dificuldades para implantar um projeto de desestruturação da já precária educação pública, sob o comando de organismos internacionais e corporações voltadas para venda de insumos curriculares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e conclui que diante do quadro vivenciado, os professores desenvolvem atividades de forma mecanizada, pois tem diante de si a máquina, mas apenas como artefato simples da produção mecanizada, mecanizando-se e reagindo mecanicamente, assim como grande parte dos estudantes, tendo em vista que se tornam apenas um elemento do processo, perdendo, em parte, a essência do trabalho docente e sua natureza.

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Publicado

06/15/2022

Como Citar

de Carvalho, M. E. (2022). O ENSINO REMOTO E A MECANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Cadernos De Estudos Sociais, 36(2). https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)1985

Edição

Seção

Políticas Educacionais e Direitos em tempos de pandemia