Democracia e Educação no Brasil

Autores/as

  • Benício Schmidt Professor Titular aposentado da Universidade de Brasília

Palabras clave:

Inclusão Social, Desenvolvimento, Educação.

Resumen

A consolidação da democracia depende da expansão da educação à população, em todos os níveis. O Brasil tem uma herança escravocrata, tendo a Abolição uma história recente. Também, desenvolveu tardiamente suas instituições educacionais. Conta, ainda, com uma das maiores desigualdades sociais do mundo. A democracia brasileira depende de políticas de inclusão social, tendo a educação como instrumento central. Recentemente os governos brasileiros têm feito enorme esforço de expandir a educação como direito social efetivo, que na margem ajudam a consolidar a democracia.
Palavras chave: Inclusão Social. Desenvolvimento. Educação.

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Biografía del autor/a

Benício Schmidt, Professor Titular aposentado da Universidade de Brasília

Doutor em Ciência Política pela Stanford University; Professor Titular aposentado da Universidade de
Brasília, ex- professor das universidades federais de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e autor de
“O Estado e a Política Urbana no Brasil”, entre outras obras sobre teoria social, Estado e políticas
públicas no Brasil. Foi Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e coordenador
de Cooperação da CAPES. Hoje é editor e consultor.

Cómo citar

Schmidt, B. (2013). Democracia e Educação no Brasil. Horizontes LatinoAmericanos, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.fundaj.gov.br/HLA/article/view/3