Sobre a Revista

Foco e Escopo

Horizontes LatinoAmericanos - Revista de Humanidades e Ciências Sociais do Mercosul Educacional dedica-se a publicar artigos originais, relatos inéditos de pesquisa, resenhas de livros de destaque, entrevistas a personalidades do mundo acadêmico-científico-cultural e, eventualmente, documentos especiais. Acieta textos escritos em português, espanhol ou inglês.

Sua política editorial é regida por um Conselho Editorial internacional, formado por intelectuais dos países que fazem parte do Mercosul Educacional: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Paraguai, Venezuela, Uruguai.

Sua missão é a difusão do conhecimento gerado nas instituições de ensino e centros de pesquisa dos países da região, nas áreas de humanidades e ciências sociais, dando ênfase à originalidade e inovação nos conceitos e nas propostas.  

Tem como objetivos:

  • explorar as fronteiras disciplinares na produção de conhecimentos que expressem a originalidade e a pluralidade de pensamento, dos modos de vida e visões de mundo dos povos latino-americanos;  
  • compartilhar e debater experiências relacionadas às políticas de educação; cultura; direitos humanos e cidadania; sustentabilidade socioambiental e outras temáticas afins com as áreas de conhecimento da revista.

A revista é dividida em seções, podendo, eventualmente,  publicar volumes que não apresentem todas as sessões. A seção Dossiê, carro-chefe da publicação, publica artigos cujos temas foram determinados pelo Conselho Editorial e os autores são por ele designados. A seção Entrevistas publica transcrições de entrevistas  de intelectuais com trajetória profissional reconhecida nas áreas relacionadas à temática do Dossiê e, por isto, segue os mesmos procedimentos de submissão. Já a seção Textos - que publica artigos acadêmicos - e a seção Letras - que publica resenhas de volumes recentemente publicados - caracterizam-se por serem abertas à submissão espontânea dos autores, dentro das áreas de interesse da revista, passando pelo processo de avaliação por pares. A seção Documentos publica documentos de valor histórico, antigos e recentes, considerados relevantes para as sociedades latino-americanas em seu processo de integração regional.

Todos os textos devem estar relacionados às Humanidades, Ciências Sociais e à Educação, e também devem ser inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês, seguindo rigorosamente as normas de publicação (consulte a seção Submissões).

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc, preservando-se o anonimato dos autores. Todo o processo de comunicação entre editores, pareceristas e autores ocorre de forma eletrônica. O parecer é registrado no sistema, podendo o texto ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro consultor. 

Periodicidade

Periodicidade Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.