Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Horizontes LatinoAmericanos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Aspectos formais exigidos para que os textos sejam aceitos para avaliação:

1. Artigos: 

- Tamanho: 35 mil a 50 mil caracteres, contando espaços e incluindo referências bibliográficas, notas etc.

- Formato: Texto em MS Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; papel A4, margens de 2,5 cm, numeração no canto inferior direito. Parágrafo com  deslocamento de 1,25 cm, alinhamento justificado, espaçamento - antes: 6 - depois: 0.

- Título do trabalho: centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo use letras minúsculas neste.

- Autoria: abaixo do título, alinhado à direita, apenas o nome completo do/a(s) autor/a(es/as). Como nota de fim (atenção: não é nota de rodapé), incluir informações adicionais: último grau obtido, vinculação institucional atual, cidade e país da instituição em que atua, e-mail de contato.

- Resumo: incluido abaixo da autoria, na língua do artigo e em inglês, com título traduzido, com o máximo de 230 (duzentas e trinta) palavras, formatado com espaço entrelinhas 1,0; fonte tamanho 12, parágrafo único, alinhamento justificado.

- Palavras-chave: De três até cinco palavras-chave, separadas por ponto, na língua do artigo e em inglês, inseridas logo abaixo do resumo/abstract com uma linha de espaço separando-as do resumo, escritas em itálico.

- Ilustrações, tabelas, gráficos e mapas: digitalizados com 300 DPIs (em formato .jpg) deverão ser enviados já incluídos no corpo do texto. Na parte superior esquerda da figura deve estar seu número e título (ex. FIGURA 1 - PAISAGEM URBANA). Na parte inferior esquerda, a fonte (ex.: FONTE: Acervo Museu do Homem do Nordeste) e pequenos textos explicativos devem ter no máximo 20 palavras.

- Notas de rodapé: numeradas, em espaço simples, justificado, fonte Times tamanho 10. As notas de rodapé destinam-se a informações imprecindíveis ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no texto. Não são aceitas notas de rodapé bibliográficas.

- Referências bibliográficas: devem ser colocadas no texto, indicando-se autor(es), ano de publicação e número de página, quando for o caso (ex: Thompson, 1987, p. 16-17), seguindo as normas da APA. Exemplos:

THOMPSON, E. P. (1987). A Formação da classe operária inglesa. (2ª ed.) (Vols. 1-3). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FEIXA, C. (2004). A construção histórica da juventude. In A. Caccia-Bava, C. Feixa, &  Y. G. Cangas  (Eds.), Jovens na América Latina (pp. 257-327). São Paulo: Escrituras.

CARLSON, W. R. (1977). Dialectic and rhetoric in Pierre Bayle. (Tese de doutoramento). Yale University, USA.

KYRATSIS, A. (2004). Talk and interaction among children and the co-construction of peer groups and peer culture. Annual Review of Anthropology, 33(4), 231-247.

OCDE (2004). Regards sur l’éducation. Disponível em: http://www.oecdpublications.gfi-nb.com/cgi-bin-oecdbookshop.storefront. Acesso em 22/12/2012.

2. Resenhas – resenha crítica de livros publicados nos últimos dois anos.

Tamanho: 7 mil a 10 mil caracteres, com espaços.

Obra: No alto da página inicial, em parágrafo com recuo de 5,0 cm, deverá constar a referência bibliográfica completa da obra resenhada.

Título (opcional): deverá incluir referência ao título e autor da obra resenhada (ex: Historia de una biblioteca y de un país. Acerca de la Historia de la Biblioteca Nacional, de Horacio González).

Autoria: Após o título, nome completo do/a(s) autor/a(es/as). Dados adicionais como nota de fim (ver em Artigos).

Resumo e Palavras-chave não são necessários.

Aplicam-se as mesmas normas de formatação de texto recomendadas aos artigos (ver tópico anterior).

3. Entrevistas – Serão aceitos texto de entrevistas realizadas com personalidades com trajetórias reconhecidas no mundo acadêmico, científico e cultural.  

Tamanho: 15 mil a 25 mil caracteres, contando espaços.

Título:  no alto da página, centralizado, em negrito, fonte tamanho 12, deve ser precedido pelo nome do entrevistado e recomenda-se que seja acrescido de uma frase extraída da entrevista (ex. Christian Baudelot: “Luchar contra las desigualdades sociales en la escuela”).

Autoria: após o título, nome completo do/a(s) autor/a(es/as). Dados adicionais como nota de fim (ver em Artigos).

Introdução: Um pequeno texto, com no máximo 250 palavras, escrito em fonte tamanho 12, espaço entrelinhas simples, vindo logo abaixo do nome do autor, deve introduzir os leitores na entrevista, falando sobre o autor, temas abordados e contexto da entrevista.

Aplicam-se as mesmas normas de formatação de texto recomendadas aos artigos (ver tópico 1).

 


 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude dos textos publicados aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, permitindo-se o compartilhamento do trabalho desde que reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.