v. 45 n. 1 (2021)

Alfredo Volpi/ Litogravura S/ data (Acervo da Fundaj)

A contribuição da Revista Ciência & Trópico como periódico semestral desde que substituiu o Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, pela Resolução 267 de outubro de 1972, tem sido multidisciplinar, contando com artigos internacionais, tendo em vista a parceria dos seus profissionais com diversas instituições de ensino e pesquisa da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina. Vale salientar que o projeto de nº 2960 de 1961 da Câmara dos Deputados previu, em suas disposições gerais e transitórias, que o antigo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais deveria contar com uma revista científica para publicações de pesquisadores da Instituição ou estrangeiros.

Ao concluir mais um número (v. 45, n. 1 - 2021), resultado de fluxo contínuo, além de cumprir uma missão institucional, estamos ampliando horizontes temáticos, fortalecendo debates de todos os matizes e garantindo a liberdade de expressão de todos os que submetem seus artigos à apreciação dos inúmeros pareceristas que compõem o corpo da Revista.

Na qualidade de Editora-chefe e pesquisadora da Fundaj, agradeço o trabalho do Editor assistente, Luis Henrique Lopes, aos colegas da Iconografia, em nome de Albertina Malta, que está sempre pronta a promover o acervo artístico da Fundaj, à Editora Massangana e a todos que compartilham ideias, cores e a força do compromisso de seguir adiante.

Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura
Editora-chefe

Publicado: 2021-07-16

Edição completa