UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS TUTORES PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Papéis dos tutores. Educação à distância. Interação entre alunos e tutores.Resumo
Este artigo teve como objetivo discutir e analisar quais os papéis que os tutores devem desempenhar na modalidade semipresencial ou à distância no ensino superior. Para que este objetivo fosse alcançado, os autores realizaram um estudo de caso em um polo vinculado a uma instituição de ensino superior de atuação nacional. Para coleta de dados, utilizaram-se entrevistas em profundidade com alunos do polo e observação das interações entre estes e os tutores locais. Por meio da análise dos dados obtidos, pode-se verificar que a presença de um tutor local minimiza a insegurança dos alunos em relação à educação à distância. Além disso, constatou-se que a atuação do tutor local deve ser bastante ampla, de modo a atender as demandas dos alunos mais autodidatas e, ao mesmo tempo, dos alunos que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Neste sentido, estes profissionais devem desempenhar papéis motivacionais, papéis de orientação e papéis de docência, de modo a atender as demandas de diferentes grupos de alunos.
Downloads
Referências
AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
ARETIO, G. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.
ARREDONDO, S. C. Acción tutorial en los centros educativos: formación y práctica. Madrid: UNED, 1998.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
COELHO, M. L. A. Evasão nos cursos de formação continuada de professores universitários na modalidade de educação a distância via Internet. Disponível em: <http://www.abed.org.br/textos.htm>. Acesso em: 31/08/2010.
COOPER, D. R.;SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
CUNHA, D. S. W. Educação a distância e mediação pedagógica: a função do professor-tutor. Revista De Littera et Scientia, v. 6, n. 1, p. nov. 2003.
HAIR JUNIOR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 02/09/2010.
LITWIN, E. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
LOYOLLA, W.; PRATES, M. Ferramental pedagógico da educação a distância mediada por computador. Disponível em: <http://www.abed.org.br/textos.htm>. Acesso em 27/08/2010.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MARTINS, O. B. Educação superior a distância: uma modalidade de educação permanente. In: Educação a distância: alternativa para a construção da cidadania. Belém: Editora UFPA, 1996.
MOORE, M. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, D. (Ed.) Theoretical principles of distance education. London: Routledge, 1996.
PRETTO, N. L. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, R. G. (Org.) Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
TIGHT, M. Lifelong learning: opportunity or compulsion? British Journal of Educational Studies, v. 46, n. 3, p. 251-263, 1998.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.