UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS TUTORES PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Authors

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade de São Paulo
  • Maria Cláudia Bachion Ceribeli UNISUL

Keywords:

Papéis dos tutores. Educação à distância. Interação entre alunos e tutores.

Abstract

Este artigo teve como objetivo discutir e analisar quais os papéis que os tutores devem desempenhar na modalidade semipresencial ou à distância no ensino superior. Para que este objetivo fosse alcançado, os autores realizaram um estudo de caso em um polo vinculado a uma instituição de ensino superior de atuação nacional. Para coleta de dados, utilizaram-se entrevistas em profundidade com alunos do polo e observação das interações entre estes e os tutores locais. Por meio da análise dos dados obtidos, pode-se verificar que a presença de um tutor local minimiza a insegurança dos alunos em relação à educação à distância. Além disso, constatou-se que a atuação do tutor local deve ser bastante ampla, de modo a atender as demandas dos alunos mais autodidatas e, ao mesmo tempo, dos alunos que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Neste sentido, estes profissionais devem desempenhar papéis motivacionais, papéis de orientação e papéis de docência, de modo a atender as demandas de diferentes grupos de alunos.

 

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Author Biographies

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP).

Maria Cláudia Bachion Ceribeli, UNISUL

Especialista em Ciências da Educação pela UNISUL e pela Universitá Cá Foscari de Venezia, MBA em Comunicação e Marketing Empresarial. Professora com experiência na Educação nos Estados de São Paulo, Goiás e Espírito Santo.

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Published

2014-07-11

How to Cite

Ceribeli, H. B., & Ceribeli, M. C. B. (2014). UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS TUTORES PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. Cadernos De Estudos Sociais, 28(1/2), 24–38. Retrieved from https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/63