REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL ENTRE GESTORES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

Autores

  • Ana Laura Guedes Silva França Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0001-8945-2182
  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2474

Resumo

O presente artigo analisa as percepções dos gestores escolares sobre o protagonismo estudantil em escolas de ensino médio de Pernambuco, à luz da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa, desenvolvida em duas etapas (análise documental e entrevistas com gestores), revela que o protagonismo estudantil é reconhecido como importante para o desenvolvimento pessoal e liderança dos jovens. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, especialmente após a pandemia e com as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio. Os gestores tendem a associar o protagonismo a poucos estudantes, limitando uma visão mais coletiva. O estudo sugere que, embora as políticas educacionais estejam alinhadas à promoção do protagonismo por meio do Programa de Educação Integral (PEI) de 2008, ainda há obstáculos para sua plena efetivação, como a necessidade de maior formação docente e melhores condições de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Laura Guedes Silva França, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisadora de iniciação cientifica com as temáticas de ensino médio e representações sociais, sendo bolsista pela FACEPE (2022-2024).

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em educação pela Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Guedes Silva França, A. L., & Bezerra Machado, L. (2025). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL ENTRE GESTORES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2474

Edição

Secção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional