FLASH DE EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A intenção de consolo entre pares
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2481Resumen
Este é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se enquadra no campo interdisciplinar dos estudos sociais infantis. O objetivo é analisar as interações entre bebês, em brincadeiras livres, com foco nos fenômenos empáticos. Embora não haja consenso sobre o conceito de empatia nos estudos da infância, ele é considerado um construto multidimensional de componentes afetivos, cognitivos e sociais. Os participantes foram lactentes de 1 a 2 anos de idade, de um CMEI de Recife, onde a coleta de dados foi realizada por meio de videografia. Os dados foram analisados qualitativamente (análise microgenética). Encontramos situações de cuidado e conforto entre os bebês que confirmaram sua proximidade com o universo empático. Concluímos que melhorar o debate sobre os estudos sobre bebês em creches requer a adoção de uma visão distante do adultocentrismo. O bebê precisa ser entendido como sujeito social e o berçário como o lugar de seu desenvolvimento pleno e integral. Deve-se considerar o apoio às iniciativas dos bebês e a organização de espaços para o desenvolvimento de sua autonomia, a fim de promover habilidades sociocomunicativas e respeitar sua singularidade.
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