FLASH DE EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A intenção de consolo entre pares
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2481Abstract
Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa de mestrado e se insere no campo interdisciplinar dos estudos sociais de bebês. Tem como objetivo analisar as interações entre bebês durante o brincar livre, com foco nos fenômenos empáticos. Embora não haja consenso sobre o conceito de empatia nos estudos da infância, ele é considerado um construto multidimensional com componentes afetivos, cognitivos e sociais. Os participantes foram bebês de 1 a 2 anos de idade de um CMEI do Recife, onde a coleta de dados foi realizada por meio de videografia. Os dados foram analisados qualitativamente (análise microgenética). Encontramos situações de cuidado e conforto entre os bebês que confirmaram sua proximidade com o universo empático. Concluímos que melhorar o debate sobre os estudos de bebês em creches requer uma visão muito distante do adultocentrismo. O bebê precisa ser compreendido como sujeito social e a creche como lócus do desenvolvimento integral e integrado. O apoio às iniciativas dos bebês e a organização de espaços para o desenvolvimento da autonomia devem ser considerados em prol das habilidades sociocomunicativas e do respeito às suas singularidades.
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