EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA DO POVO XUKURU: UM CAMINHO PARA A DECOLONIALIDADE?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191797

Palabras clave:

Educação Xukuru, Escola Xukuru, Educação Decolonial.

Resumen

Este artigo foi elaborado para conclusão do curso de Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial desenvolvido no Instituto Federal de Educação do campus Floresta, estado de Pernambuco. Teve como objetivo caracterizar a prática pedagógica dos (as) professores(as) Xukuru e relacioná-la com elementos da educação escolar em uma perspectiva Decolonial. Para isso utilizamos os conceitos de Colonialismo, Colonialidade e Decolonialidade (QUIJANO, 2005 e WALSH, 2008; MIGNOLO, 2008) e prática pedagógica (FREIRE, 1996). Para coleta dos dados utilizamos a observação participante, entrevistas e pesquisa documental, para análise dos dados utilizamos as técnicas da análise de conteúdo (MINAYO, 2012). Nossos dados nos fizeram concluir que embora a Educação escolar do povo Xukuru apresente elementos da prática pedagógica que caracteriza uma educação colonial, muitos são os elementos que evidenciam a perspectiva Decolonial

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Roseane Cordeiro de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste

Mestranda em Educação Contemporânea do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGE/UFPE/CAA).  Indígena e professora Xukuru, graduada em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Pernambuco- (UFPE/CAA). E-mail: roseanexukuru@hotmail.com

Eliene Amorim Almeida, Faculdade Franssineti do Recife(FAFIRE)

Doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Professora da Faculdade Franssineti do Recife (FAFIRE) e do Curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE/CAA). E-mail: eliene-amorim@ig.com.br

Citas

ALMEIDA, Eliene Amorim. A interculturalidade no currículo da formação de professo-ras e professores indígenas de Pernambuco. Tese de Doutorado (2016) Universidade Fede-ral de Pernambuco (UFPE). Recife/PE.

ALMEIDA, Eliene Amorim(org) Centro De Cultura Luiz Freire, Projeto Xukuru. Xukuru Filhos da Mãe Natureza, uma História de Resistência e Luta. Olinda, Novembro de 1997.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto Consti-tucional promulgado em 05 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais Nº 1/92 a 67/2010 e pelas Emendas Constitucionais de revisão Nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Parecer CNE/CEB, Nº 13/2012. Relatora: Rita Gomes do Nascimento. Brasília – DF, 2012.

BRASIL, Presidência da República, Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6001.htm> Acesso em: 25 ago, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MATTOS, L. Primórdios da Educação no Brasil: o período heróico (1549-1570). Rio de Janeiro: Gráfica Aurora, 1958.

MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica e opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de letras da UFF- Dossiê: literatura, língua, e identidade, Nº 34, p.287- 324, 2008.

MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PAIVA, J. M. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In: VEIGA, C. G. LOPES, E. M. T. FARIA FILHO, L. M. (Org). 500 anos de Educação no Brasil. 3ª Ed. Belo Horizonte: Au-têntica, 2007.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. 3ªEd. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 227-278.

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil.3ª Ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Memória da Educação)

WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: lasinsurgencias político-epistémicas de refundar elEstado. In. Revista Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, Nº.9: 131-152, julio-diciembre 2008.

_______ Interculturalidad Crítica y Pedagogia De-colonial: in-surgir, re-existir y re-viver. UMSA, Revista "Entre palabras", Fac. Humanidades y Ciencias de la Educación, No.3 - No.4, La Paz, Bolivia, 2009, p 129-156.

Publicado

2019-07-02

Cómo citar

Cordeiro de Oliveira, M. R., & Almeida, E. A. (2019). EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA DO POVO XUKURU: UM CAMINHO PARA A DECOLONIALIDADE?. Cadernos De Estudos Sociais, 34(2). https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191797

Número

Sección

Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação