MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores/as

  • MARIA ANGELA ALVES DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191795

Palabras clave:

Accountability, Avaliação, Educação Básica.

Resumen

O artigo, ora apresentado, objetiva realizar uma discussão acerca das concepções do conceito de accountability em educação e, tomadas como parâmetro, faremos algumas incursões  na direção das políticas da Educação Básica desenvolvidas em estados da Região Nordeste do Brasil, entre 1990 a 2018, envolvendo processos de avaliação e de accountability.  As fontes que suportam este trabalho tratam-se de uma amostra constituida de oitenta e seis produções da literatura brasileira, no campo da educação, dentre artigos, teses e dissertações, como também toma como base informações sobre as políticas educacionais, coletadas a partir dos sítios das secretarias estaduais de educação e no Portal da Avaliação do Centro de Políticas Públicas e de Avaliação da Educação (CAED). A pertinência do tema desta investigação e o seu contributo para o Encontro está imbuído no aprofundamento teórico-conceitual do termo accountability, como forma de resistência ao discurso hegemônico, conservador e neoliberal, ao mesmo tempo que buscará explicitar modelo ou formas parcelares de accountability no âmbito das politicas estaduais da Educação Básica.

 

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Biografía del autor/a

MARIA ANGELA ALVES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2019-07-02

Cómo citar

OLIVEIRA, M. A. A. D. (2019). MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Cadernos De Estudos Sociais, 34(2). https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191795

Número

Sección

Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação