ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Autores

  • Karla Wanessa Carvalho de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco
  • José Marinho de Souza Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Cibele Maria Lima Rodrigues Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191786

Palavras-chave:

Crianças, EPEPE, Discurso.

Resumo

A Educação Infantil passou por modificações, o que lhe imprimiu uma identidade que entrelaça as crianças e suas infâncias na garantia do direito subjetivo de se ter educação, dialogando com as pluralidades regionais do Brasil em seus modos de educar e cuidar. O objetivo dessa exposição consiste em apresentar uma análise dos discursos das produções acadêmicas vinculadas no Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, no eixo Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Nessa intenção, nos inspiramos em elementos da metapesquisa na dimensão reflexiva (MAINARDES, 2016), e na análise do discurso de Fairclough (2001).  A análise ocorreu em blocos temáticos, buscando indicar as regularidades discursivas. Nesse contexto, as regularidades apontaram que as especificidades (sujeitos, concepções, práticas pedagógicas, outros) da Educação Infantil, ligam-se as “assunções de caráter ideológico” (FAIRCLOUGH, 2001, p.111). E como tal, podemos, neste âmbito, relacionar os espaços de ausências nas construções discursivas do EPEPE, uma delas aponta que a Creche, compreendida enquanto campo de pesquisa (teórica ou empírica) esteve ausente nos discursos das publicações durante todas as edições do evento.

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Biografia do Autor

Karla Wanessa Carvalho de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco

Mestranda em Educação, Culturas e Identidades

Especialista em Gestão da Educação-Faculdade Joaquim Nabuco

Pedagoga- UNOPAR

José Marinho de Souza Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Ciências Sociais e estagiário da Fundação Joaquim Nabuco, UFPE/FUNDAJ, Recife/PE

Cibele Maria Lima Rodrigues, Fundação Joaquim Nabuco

Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco e professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades FUNDAJ/ UFRPE

Referências

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Publicado

07/02/2019

Como Citar

Carvalho de Almeida, K. W., de Souza Neto, J. M., & Lima Rodrigues, C. M. (2019). ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS. Cadernos De Estudos Sociais, 34(2). https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191786

Edição

Seção

Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação