SECULARISMOS REINVENTADOS: UMA ANÁLISE COMPARADA DOS CASOS BRASILEIRO E INDIANO
Keywords:
secularismo, religião, Brasil, ÍndiaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo trazer à tona reflexões sobre o secularismo nas democracias ao redor do mundo. Essa concepção nos países do Sul está intrinsecamente ligada aos recentes processos de republicanização e de separação da esfera estatal e religiosa, sendo a Índia e o Brasil, onde as potencialidades entre religião e democracia mais claramente se manifestam. Os dois países são casos distintos dessa relação e, a análise política e histórica recente favorece a distinção de ambos os secularismos. Seguindo essa linha é que problematizamos a questão do secularismo e desenvolvemos uma averiguação sobre um secularismo pós-colonial, plural, híbrido, no qual denominamos de secularismo reinventado, alinhando-o ao contexto dos países em apreço.
Downloads
References
ANDERSON, B. (2008). Comunidades Imaginadas – reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras.
BHABHA, H. (1998). O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BHARGAVA, R. (2002). What is Indian Secularism and What is it for?. In: Indian Review, vol.1, n°1, Janeiro, p.1-32.
_____ (2007). The distinctiveness of Indian secularismo. In: SRINIVASAN, Thirukodikaval Nilakanta (org.). The future of secularism. Delhi: Oxford University Press.
_____ (2010). The distinctiveness of Indian Secularism. In: SINGH, A.; MOHAPATRA, S. Indian Political Thought: A reader. NY: Routledge.
_____ (2011). Rehabilitating Secularism. In: CALHOUN, C. et al. Rethinking Secularism. New York: Oxford University Press.
_____ (2012). Secularism and its Critics. 11° impressão. Delhi: Oxford University Press.
BIRMAN, P. (org.). (2003). Religião e Espaço Público. São Paulo: Attar Editorial.
BURITY, J. A. (2008). Religião, Política, Cultura. In: Tempo Social. 20 (2), p.83-113.
_____ (2011). Republicanismo e o Crescimento do Papel Político das religiões: comparando Brasil e Argentina. In: Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCAR. 1 (1).
BURKE, P. (2003). Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Ed. Unisinos.
CASTELLS, M. (1999). O Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra.
CARVALHO, J. M. (2013). A Formação das Almas – O imaginário da República no Brasil. 22° reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras.
CHATTERJEE, N. (2011). The Making of Indian Secularism: Empire, Law and Christianity (1830-1960). Basingstoke: Palgrave Macmillan.
CHATTERJEE, P. (2007). The Contradictions of Secularism. In: NEEDHAM, A. D.; RAJAN, R. S. The Crisis of Secularism in India. Durham: Duke Unniversity Press.
CHATTERJEE, P. (2012). Secularism and Tolerance. In: BHARGAVA, R. Secularism and its Critics. 11° impressão. Delhi: Oxford University Press.
COPLAND, I. et al. (2012). A History of State and Religion in India. New York: Routledge.
FERREIRA, J. A. (1992). História da Igreja Presbiteriana no Brasil. São Paulo: Casa Editorial Presbiteriana.
FONSECA, A. B. (2011). Relações e Privilégios: Estado, secularização e pluralismo religioso no Brasil. Rio de Janeiro: Novos Diálogos Editora.
FRESTON, P. (1992). Evangélicos na Política Brasileira. In: Religião e Sociedade. 16, (1-2), p.26-44.
GANGULY, S; MUKHERJI, R. (2014). A Índia desde 1980. Rio de Janeiro: Apicuri.
GIUMBELLI, E. (2002). O Fim da Religião: Dilemas da liberdade Religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar.
_____ (2004). Religião, Estado, Modernidade: notas a propósito de fatos provisórios. In: Estudos Avançados. 18 (52), p.47-62.
_____ (2008). A presença do religioso no espaço público: modalidades no Brasil. In: Religião e Sociedade. Rio de Janeiro, 28(2), p.80-101.
_____ (2012). Crucifixos Invisíveis:polêmicas recentes no Brasil sobre símbolos religiosos em recintos estatais. In: Anuário Antropológico. 10 (1):75-102.
GUHA, R. (2007). India After Gandhi: The History of the World’s Largest Democracy. London: Macmillan.
HALL, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. 11°ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora.
HEINSFELD, A. (2012). O Barão e o Cardeal: Rio Branco e a conquista do cardinalato para o Brasil. Passo Fundo: PPGH/UPF.
JAFFRELOT, C. (1996). The Hindu Nationalist Movement in India. Nova Delhi: Penguin Books.
KOLLURI, S.; MIR, A. (2002). Redefining Secularism in Postcolonial Contexts. Cultural Dynamics. SAGE Publications, 14 (1), p.7-20.
LEITE, F. C. (2011). Laicismo e outros exageros sobre a Primeira República. In: Religião & Sociedade. Vol.31, n°1, p.32-60.
MACHADO, M. D. (2003). Existe um Estilo Evangélico de Fazer Política? In: BIRMAN, P.(Org.). Religião e Espaço Público. São Paulo: Attar Editorial.
MACHADO, M. D.; BURITY, J. A. (2005). Os Votos de Deus: evangélicos,política e eleições no Brasil. Recife : Fundação Joaquim Nabuco.
MADAN, T.N. (2010). Secularism Revisited. In: SINGH, A.; MOHAPATRA, S. Indian Political Thought: A reader. NY: Routledge.
MADAN, T.N. (2012). Secularism in its Place. In: BHARGAVA, R. Secularism and its Critics. 11° impressão. Delhi: Oxford University Press.
MONTERO, P. (2003). Max Weber e os Dilemas da Secularização: o lugar da religião no mundo contemporâneo. In: Novos Estudos do Cebrap. 65, p.33-44.
_____ (2006). Religião, Pluralismo e Esfera Pública no Brasil. In: Novos Estudos Cebrap. 74, p.47-66.
_____ (2012). Controvérsias religiosas e Esfera Pública: repensando as religiões como discurso. In: Religião e Sociedade. 32.
_____ (2013). Religião, Laicidade e Secularismo: um debate contemporâneo à luz do caso brasileiro. Cultura y Religión. Vol. 7, n°2, p.13-31.
NANDY, A. (2010). Reconstructig Childhood. In: SINGH, A.; MOHAPATRA, S. Indian Political Thought: A reader. NY: Routledge.
_____ (2012). The Politics of Secularism and the Recovery of Religious Toleration. In: BHARGAVA, R. Secularism and its Critics. 11° impressão. Delhi: Oxford University Press.
ORO, A. P. (2003). A Política da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religiosos e políticos brasileiros. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. 18 (53), p.53-69.
_____ (2005). Considerações sobre a liberdade religiosa no Brasil. In: Ciências & Letras. n°37, p.433-447.
PIERUCCI, A. F. (2011). Religiões no Brasil. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. (org.). Agenda Brasileira: temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras.
SPIVAK, G. C. (2010). Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG.
TAYLOR, C. (1998). Modes of Secularism. In: BHARGAVA, R. (ed.). Secularism and Its Critics. Delhi: Oxford University Press.
_____ (2007). A Secuale Age. Massachusetts: Harvard University Press.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Sociais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.