DIALOGISMO NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA (SERTA) EM PERNAMBUCO
REFLEXÕES SOBRE PROJETOS DE VIDA DAS JUVENTUDES CAMPESINAS
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES(2157)Resumo
Neste trabalho, buscou-se analisar um jogo de vozes sociais nas vivências e práticas educativas do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), observando como as interações e o dialogismo decorrentes delas podem contribuir para a construção dos Projetos de Vida dos estudantes. Nosso objetivo foi compreender as contribuições da proposta metodológica realizada no Serta, considerando o jogo dialógico presente nos enunciados dos sujeitos, a partir das interações possibilitadas pelas experiências no espaço formativo. Com foco nas relações dialógicas entre atividades vivenciadas no Serta e a construção de Projetos de Vida, temos como base teórica a abordagem histórico-cultural, a qual considera os fatores sociais, culturais e históricos para a construção desses projetos. A pesquisa foi realizada em 3 momentos: i) imersivo (observação participante); ii) documental (análise de documentos orientadores das práticas no Serta); iii) enunciativo (questionário online). Os dados foram analisados à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), ancorada em Bakhtin. Os resultados desse trabalho indicam que as vivências e atividades da alternância, propostas pelo Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), oportunizam partilha de saberes, prática de conhecimentos e orientações aos projetos de vida para os territórios.
PALAVRAS-CHAVE: Juventudes Campesinas. Projetos de Vida. SERTA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.