DIALOGISMO NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA (SERTA) EM PERNAMBUCO

REFLEXÕES SOBRE PROJETOS DE VIDA DAS JUVENTUDES CAMPESINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2157)

Resumo

Neste trabalho, buscou-se analisar um jogo de vozes sociais nas vivências e práticas educativas do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), observando como as interações e o dialogismo decorrentes delas podem contribuir para a construção dos Projetos de Vida dos estudantes. Nosso objetivo foi compreender as contribuições da proposta metodológica realizada no Serta, considerando o jogo dialógico presente nos enunciados dos sujeitos, a partir das interações possibilitadas pelas experiências no espaço formativo. Com foco nas relações dialógicas entre atividades vivenciadas no Serta e a construção de Projetos de Vida, temos como base teórica a abordagem histórico-cultural, a qual considera os fatores sociais, culturais e históricos para a construção desses projetos. A pesquisa foi realizada em 3 momentos: i) imersivo (observação participante); ii) documental (análise de documentos orientadores das práticas no Serta); iii) enunciativo (questionário online). Os dados foram analisados à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), ancorada em Bakhtin. Os resultados desse trabalho indicam que as vivências e atividades da alternância, propostas pelo Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), oportunizam partilha de saberes, prática de conhecimentos e orientações aos projetos de vida para os territórios.

PALAVRAS-CHAVE: Juventudes Campesinas. Projetos de Vida. SERTA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicéia Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Fundação Joaquim Nabuco (UFRPE/FUNDAJ), conclusão 2020. Especialista em Programação de Ensino em Literaturas de Expressão Portuguesa (FAINTVISA, 2000); Graduada e Licenciada em Letras (UPE, 1990); Professora do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Membro de Grupos de Pesquisa: Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis (DEMULTS - UFRPE/CNPq) e Transculturalismo Crítico, Diversidade Cultural e Educação (GTRANSCRI - UFRPE/FUNDAJ): Área de pesquisa: Educação e Educação do Campo

Flávia Peres, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduação em Psicologia (UFC, 1997) Mestrado em Psicologia Cognitiva (UFPE, 2002) Doutorado em Psicologia Cognitiva (UFPE, 2007) Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Área de Psicologia do Departamento de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ) Possui experiência em temas relacionados às Tecnologias da Informação, Comunicação e Educação, atuando principalmente em orientação a: processos de produção de sentidos em ambientes informatizados; aprendizagem, identidade e cultura digital; juventude e educação do campo. Também é consultora em educação e metodologias de uso - do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), uma organização sem fins lucrativos associada ao Centro de Informática da UFPE.

Downloads

Publicado

09/15/2023

Como Citar

Andrade da Silva, N., & Mendes de Andrade e Peres, F. . (2023). DIALOGISMO NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA (SERTA) EM PERNAMBUCO: REFLEXÕES SOBRE PROJETOS DE VIDA DAS JUVENTUDES CAMPESINAS. Cadernos De Estudos Sociais, 38(1). https://doi.org/10.33148/CES(2157)

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)