TRABAJO DOCENTE, DESIGUALDADES Y POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE A LA PANDEMIA COVID-19: EL CASO ARGENTINO
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)2026Resumo
O artigo apresenta uma análise de como se articularam antigas desigualdades relacionadas com a heterogeneidade do território, as assimetrias de gênero e a estrutura particular do trabalho docente do ensino médio, no quadro da continuidade pedagógica no contexto da Pandemia Covid-19. Centra-se no âmbito da gestão política da pandemia para abordar a multidimensionalidade dessas desigualdades, as dinâmicas emergentes do próprio contexto excepcional, bem como os atores afetados e implicados por / nas referidas políticas.
O texto fundamenta suas reflexões nos resultados de um estudo sobre as condições e condicionantes da continuidade pedagógica na Província de Buenos Aires, Argentina. Focalizamos no ensino médio devido ao amplo consenso político quanto à necessidade de transformar a estrutura do corpo docente, debate que foi reativado no contexto da pandemia face à intensificação dessa tarefa. Para estudar as desigualdades territoriais, a pesquisa classificou o território heterogêneo de Buenos Aires em 4 grupos de acordo com o nível de vulnerabilidade que apresentam e aplicou pesquisas a professores e realizou entrevistas a professores e preceptores e grupos focais
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.