EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA DO POVO XUKURU: UM CAMINHO PARA A DECOLONIALIDADE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191797

Palavras-chave:

Educação Xukuru, Escola Xukuru, Educação Decolonial.

Resumo

Este artigo foi elaborado para conclusão do curso de Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial desenvolvido no Instituto Federal de Educação do campus Floresta, estado de Pernambuco. Teve como objetivo caracterizar a prática pedagógica dos (as) professores(as) Xukuru e relacioná-la com elementos da educação escolar em uma perspectiva Decolonial. Para isso utilizamos os conceitos de Colonialismo, Colonialidade e Decolonialidade (QUIJANO, 2005 e WALSH, 2008; MIGNOLO, 2008) e prática pedagógica (FREIRE, 1996). Para coleta dos dados utilizamos a observação participante, entrevistas e pesquisa documental, para análise dos dados utilizamos as técnicas da análise de conteúdo (MINAYO, 2012). Nossos dados nos fizeram concluir que embora a Educação escolar do povo Xukuru apresente elementos da prática pedagógica que caracteriza uma educação colonial, muitos são os elementos que evidenciam a perspectiva Decolonial

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Biografia do Autor

Maria Roseane Cordeiro de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste

Mestranda em Educação Contemporânea do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGE/UFPE/CAA).  Indígena e professora Xukuru, graduada em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Pernambuco- (UFPE/CAA). E-mail: roseanexukuru@hotmail.com

Eliene Amorim Almeida, Faculdade Franssineti do Recife(FAFIRE)

Doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Professora da Faculdade Franssineti do Recife (FAFIRE) e do Curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE/CAA). E-mail: eliene-amorim@ig.com.br

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Publicado

07/02/2019

Como Citar

Cordeiro de Oliveira, M. R., & Almeida, E. A. (2019). EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA DO POVO XUKURU: UM CAMINHO PARA A DECOLONIALIDADE?. Cadernos De Estudos Sociais, 34(2). https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191797

Edição

Seção

Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação