MODELO E FORMAS PARCELARES DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOB A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.220191795Palavras-chave:
Accountability, Avaliação, Educação Básica.Resumo
O artigo, ora apresentado, objetiva realizar uma discussão acerca das concepções do conceito de accountability em educação e, tomadas como parâmetro, faremos algumas incursões na direção das políticas da Educação Básica desenvolvidas em estados da Região Nordeste do Brasil, entre 1990 a 2018, envolvendo processos de avaliação e de accountability. As fontes que suportam este trabalho tratam-se de uma amostra constituida de oitenta e seis produções da literatura brasileira, no campo da educação, dentre artigos, teses e dissertações, como também toma como base informações sobre as políticas educacionais, coletadas a partir dos sítios das secretarias estaduais de educação e no Portal da Avaliação do Centro de Políticas Públicas e de Avaliação da Educação (CAED). A pertinência do tema desta investigação e o seu contributo para o Encontro está imbuído no aprofundamento teórico-conceitual do termo accountability, como forma de resistência ao discurso hegemônico, conservador e neoliberal, ao mesmo tempo que buscará explicitar modelo ou formas parcelares de accountability no âmbito das politicas estaduais da Educação Básica.
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