Diretrizes de Educação Ambiental Climática: Análise Crítica e Implicações para Políticas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2626Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar criticamente as 10 Diretrizes de Educação Ambiental Climática do FunBEA, identificando seu potencial pedagógico, social e político para enfrentar a emergência climática no Brasil. O tema aborda a educação climática como ferramenta estratégica de formação de sujeitos críticos, promoção da justiça socioambiental e fortalecimento de práticas coletivas e sustentáveis, considerando também a integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, fundamentada na análise do documento das diretrizes e complementada por literatura científica, marcos normativos e estudos sobre educação ambiental, justiça socioambiental e políticas públicas. Os resultados evidenciam que as diretrizes possuem grande potencial transformador, ao promover metodologias participativas, articulação entre saberes científicos e tradicionais e engajamento comunitário. Contudo, identificam-se desafios como a carência de formação docente, limitações de recursos e infraestrutura, fragmentação de políticas públicas e resistências institucionais. Conclui-se que a Educação Ambiental Climática se configura como eixo central para a construção de sociedades mais justas, resilientes e ambientalmente responsáveis, sendo necessária a continuidade política, investimentos estruturais e engajamento social. Pesquisas futuras devem avaliar a implementação das diretrizes em diferentes contextos, programas de formação docente e integração entre ciência, saberes locais e políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MARIO MARCOS LOPES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.