Diretrizes de Educação Ambiental Climática: Análise Crítica e Implicações para Políticas Educacionais

Authors

  • Mário Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2626

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar criticamente as 10 Diretrizes de Educação Ambiental Climática do FunBEA, identificando seu potencial pedagógico, social e político para enfrentar a emergência climática no Brasil. O tema aborda a educação climática como ferramenta estratégica de formação de sujeitos críticos, promoção da justiça socioambiental e fortalecimento de práticas coletivas e sustentáveis, considerando também a integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, fundamentada na análise do documento das diretrizes e complementada por literatura científica, marcos normativos e estudos sobre educação ambiental, justiça socioambiental e políticas públicas. Os resultados evidenciam que as diretrizes possuem grande potencial transformador, ao promover metodologias participativas, articulação entre saberes científicos e tradicionais e engajamento comunitário. Contudo, identificam-se desafios como a carência de formação docente, limitações de recursos e infraestrutura, fragmentação de políticas públicas e resistências institucionais. Conclui-se que a Educação Ambiental Climática se configura como eixo central para a construção de sociedades mais justas, resilientes e ambientalmente responsáveis, sendo necessária a continuidade política, investimentos estruturais e engajamento social. Pesquisas futuras devem avaliar a implementação das diretrizes em diferentes contextos, programas de formação docente e integração entre ciência, saberes locais e políticas públicas.

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Author Biography

Mário Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Gestão Técnica de Projetos pelo Centro Estadual Paula Souza (2023), Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Psicopedagogia Escolar (2020), Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas (2008) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Pedagogia (2016) pela Fatece e Letras (Português/Inglês) (2023) pelo Centro Universitário Faveni - UniFAVENI. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, Avaliação e Metodologias em Educação Ambiental; Práticas Reflexivas em Solução de Problemas: Oficina Interdisciplinar de Criatividade e Inovação. Atua como Tutor no Curso de Graduação em Pedagogia oferecido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É professor e tutor dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís. Atua como Professor de Educação Básica na Rede Pública de Ribeirão Preto.

Published

2025-12-18

How to Cite

Lopes, M. M. (2025). Diretrizes de Educação Ambiental Climática: Análise Crítica e Implicações para Políticas Educacionais. Ciência & Trópico, 49(2). https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2626

Issue

Section

Desastres e Mudanças Climáticas na América Latina