Contrassensos entre o planejamento do território, a produção do espaço e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Recife - Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2657

Resumen

De acordo com relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o Recife – Pernambuco é a 16ª cidade mais vulnerável às mudanças climáticas no mundo e a metrópole brasileira mais vulnerável ao aumento do nível do mar. Diante desses dados, é necessário criar mecanismos eficazes para o enfrentamento das mudanças climáticas que assolam não apenas a capital pernambucana, mas todo o Planeta Terra. Esta pauta deveria ser emergencial na legislação da cidade e nos seus planos diretores, na tentativa de mitigar os impactos resultantes das mudanças climáticas. Este artigo buscou analisar os desafios impostos pelas mudanças climáticas em uma metrópole periférica como o Recife a fim de identificar as particularidades e singularidades no planejamento contemporâneo. O estudo que apresentamos foi feito através da análise dos documentos oficiais da Prefeitura do Recife, como os dois últimos planos diretores da cidade, modificados em 2008 e 2021, além da análise do Plano Local de Ação Climática (Plac), modificado em 2020. A adaptação frente às mudanças não deve ser pensada para o futuro, mas precisa ser urgentemente implementada como política pública para o presente, principalmente em uma cidade tão desigual quanto o Recife.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camilla Aryana da Silva Monte, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre pelo no Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGEO/UFPE e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Geografia Humana pela USP (2009). Professora Associada IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco, vinculada ao Departamento de História. Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desde 2017.

Edvânia Torres Aguiar Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco e líder do Grupo de Pesquisa Sociedade Natureza - Nexus (UFPE).

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Aryana da Silva Monte, C., Zerbone Alves de Albuquerque, M., & Torres Aguiar Gomes, E. (2025). Contrassensos entre o planejamento do território, a produção do espaço e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Recife - Pernambuco. Ciência & Trópico, 49(2). https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i2.2657

Número

Sección

Desastres e Mudanças Climáticas na América Latina