Ética, corrupção e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov46n2(2022)art5

Resumo

O presente artigo traz ao leitor os resultados alcançados em uma pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco, que teve como objetivo principal gerar subsídios para as políticas de educação direcionadas ao aprimoramento da cidadania, tendo como base o fortalecimento de comportamentos comprometidos com princípios éticos que contribuem para uma convivência cidadã e para a promoção da justiça social. A referida pesquisa resultou da necessidade de se questionar uma ideia presente na cultura nacional e vista como sendo uma marca do caráter brasileiro de que somos um povo inclinado a subverter as exigências de um pretenso mundo civilizado, ideia tratada por vários autores por meio categorias como cordialidade, jeitinho brasileiro, patrimonialismo, malandragem.

Palavras-chave: Ética. Corrupção. Cidadania. Educação.

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Biografia do Autor

Cedric John Ayres, IFPE

Professor de filosofia no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Afogados a Ingazeira, mestre em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Araújo, M. do S., & Ayres, C. J. (2022). Ética, corrupção e educação. Ciência & Trópico, 46(2). https://doi.org/10.33148/cetropicov46n2(2022)art5

Edição

Seção

ARTIGOS