Infraestrutura escolar: uma análise de sua importância para o desempenho de estudantes de escolas públicas

Autores

  • RAPHAEL RODRIGUES DE ANDRADE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • LUIS Henrique Romani de Campos Fundação Joaquim Nabuco
  • HEITOR Victor Veiga da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov45n1(2021)art9

Resumo

O presente artigo objetiva analisar até que ponto a infraestrutura escolar afeta o desempenho escolar dos alunos, a partir do caso particular da rede pública de ensino do Recife Foram utilizados os bancos de dados gerados pela FUNDAJ e pelo INEP. A abordagem é quantitativa com o uso de técnicas de análise de regressão. Os resultados encontrados mostram a importância de uma boa infraestrutura escolar. Mas, mais do que isto, revelam que a infraestrutura interage com outros componentes educacionais. A principal conclusão do artigo é demonstrar que decisões de investimento físico não devem ser dissociadas de outras políticas educacionais.
Palavras-chave: Infraestrutura. Influência. Aprendizagem Escolar.

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Biografia do Autor

RAPHAEL RODRIGUES DE ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE,
atuando na linha de pesquisa de Políticas Públicas, Gestão Pública e Administração Pública.

LUIS Henrique Romani de Campos, Fundação Joaquim Nabuco

Pesquisador titular Na Fundação Joaquim Nabuco, Graduação em Ciências Econômicas pela UEM; Mestrado
em Economia pela UFPB; Doutorado em Economia pela UFPE e atualmente é Pesquisador titular Na Fundação
Joaquim Nabuco.

HEITOR Victor Veiga da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduação em Estatística - Universidade Federal de
Pernambuco - UFPE

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

RODRIGUES DE ANDRADE, R., Henrique Romani de Campos, L., & Victor Veiga da Costa, H. (2021). Infraestrutura escolar: uma análise de sua importância para o desempenho de estudantes de escolas públicas. Ciência & Trópico, 45(1). https://doi.org/10.33148/cetropicov45n1(2021)art9

Edição

Seção

ARTIGOS