BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER: RAÇA/COR, EDUCAÇÃO E SELETIVIDADE MARITAL FEMININA NO BRASIL EM 2010
Palavras-chave:
Sociedade, indivíduo, estatísticaResumo
RESUMO
Este artigo tem três objetivos: o primeiro é identificar se há associação entre as uniões intra e inter-raciais e a escolaridade dos cônjuges no Brasil; o segundo é esclarecer se, nessa associação, o tipo de união importa; e o terceiro é verificar se a seletividade marital feminina por raça/cor é compensada por diferenças na escolaridade. Os dados são provenientes do Censo Demográfico de 2010 e são utilizados modelos log-lineares. As análises são feitas para o conjunto de mulheres de 20 a 29 anos e seus maridos/companheiros. Os resultados sugerem que quanto maior é a diferença de escolaridade e raça/cor entre o casal, menores são as chances de união; as uniões inter-raciais são mais comuns entre as mulheres em união consensual, se comparadas às casadas; e as diferenças raciais parecem ser compensadas por diferenças de escolaridade entre os parceiros.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de união. Escolha de parceiro. União inter-racial. Educação. Brasil.
ABSTRACT
The objective of this paper is threefold. Firstly, we aim to identify the association between intra- and inter-racial unions and schooling in Brazil. Secondly, we assess whether type of union (formal versus informal) matters. Thirdly, we investigate whether marital selectivity by race/skin color among females is compensated by differences in schooling. Data come from the 2010 Demographic Census and log linear models were used. Women 20-29 years-old and their spouses were analyzed. Results suggest that the larger the differences in schooling and skin color, the smaller the chances to be in union; inter-racial unions are more common among women in consensual unions, if compared to those formally married; and racial differences seem to be compensated by differences in schooling between spouses.
KEY WORDS: Union formation. Partner choice. Inter-racial union. Education. Brazil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.