COLAPSO NA ACADEMIA? O COMPORTAMENTO DE PÓS-GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO E O BURNOUT

Autores

  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza UFPB
  • Hellen Taynan da Silva Cavalcanti UFPB UFAL
  • Carlos Eduardo Cavalcante UFPB

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Estresse ocupacional, Pós-graduação.

Resumo

O presente estudo considera a síndrome de Burnout como possibilidade na experiência acadêmica de alunos de pós-graduação uma vez que esta atividade se assemelha ao mercado de trabalho. Pretendeu-se compreender comportamentos de mestrandos averiguando-os por meio da incidência das três dimensões do modelo teórico de Maslach. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa/interpretativista com entrevistas de roteiro estruturado com estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. O instrumento utilizado foi um roteiro estruturado de entrevista, com as perguntas baseadas em cada dimensão descrita no modelo de Maslach. A análise das entrevistas deu-se através do método análise de conteúdo com categorias definidas a piori. Conclui-se que está presente no cotidiano dos estudantes, comportamentos e rotinas com indícios de estresse ocupacional crônico e estratégias de coping. Recomendamos atenção da academia aos resultados do estudo, a partir do momento em que se apontam comportamentos de risco, que sugerem uma evolução para experiência de Burnout, dado que níveis altos em duas das três dimensões da síndrome foram identificados.

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Biografias Autor

Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, UFPB

Professora substituta, lotada no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Administração e Sociedade com ênfase em Estado e Trabalho (pós-graduação stricto sensu, 2015-2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA (Conceito CAPES 5). É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2010-2014). Tem experiência em pesquisa acadêmica na área de Terapia Ocupacional, Administração e Relações de Trabalho; faz parte do Núcleo de estudos sobre Estado, Trabalho e Sociedade (NETS) como pesquisadora, e também do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (Necop - UFMG). Integra a equipe do Laboratório de Saúde, Trabalho e Ergonomia da UFPB como coordenadora colaboradora da linha de pesquisa Trabalho, migração e contextos de vida do operariado (Tramop), direcionada à estudos sobre precarização do trabalho e trabalho informal. Se dedica ainda à viabilização de estudos sobre políticas públicas voltadas à grupos minoritários, a exemplo dos LGBTTs e políticas relacionadas à docência e a utilização de metodologias ativas.

Hellen Taynan da Silva Cavalcanti, UFPB UFAL

Mestre em Administração e Sociedade com ênfase em Marketing e Sociedade no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (2017). Formação livre em Psicanálise pelo Instituto Internacional de Terapia (2013). Especialista em Administração e Marketing pelo Grupo Uninter (2012). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Membro do Grupo de Pesquisas GP CIBER na UFPB desde 2014. Perfil acadêmico com interesse em pesquisas na temática da Lógica Dominante do Serviço; construção e remodelação de identidades nos grupos; e Antropologia do Consumo. Na área organizacional tenho interesse especial em Crítica à Teoria Organizacional pela Racionalidade Substantiva; Ação Comunicativa nas organizações e saúde mental do trabalhador. Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Alagoas. Contato: hellentaynan@gmail.com

 

Carlos Eduardo Cavalcante, UFPB

Carlos Eduardo Cavalcante é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. É graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), Mestre (2005) e Doutor (2012) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Doutorado-Sanduíche na University of North Carolina at Charlotte (UNCC). Tem interesse nas áreas de Gestão de Pessoas e Terceiro Setor. É líder do Grupo de Estudos do Terceiro Setor, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

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Publicado

2018-07-23

Como Citar

Souza, M. B. C. A. de, Cavalcanti, H. T. da S., & Cavalcante, C. E. (2018). COLAPSO NA ACADEMIA? O COMPORTAMENTO DE PÓS-GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO E O BURNOUT. Cadernos De Estudos Sociais, 33(1), 59–84. Obtido de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1726

Edição

Secção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)