O PARADOXO DA VALENTIA: HOMENS BRUTALIZADOS NUMA SOCIEDADE PACIFICADA – ESTUDO DE CASOS DE REAÇÃO A ASSALTO EM GOIÁS (2009-2012)
Palavras-chave:
violência, criminalidade, valentia,Resumo
O objetivo deste texto é analisar empiricamente alguns casos de reação a assaltos por parte de policiais militares ocorridos recentemente em Goiás. Primeiramente, considerou-se o ato de reação ao assalto como uma dramática representação social no sentido definido por Erving Goffman. Posteriormente, este ato foi considerado como ilustrativo do paradoxo da violência contemporânea: uma sociedade em que o processo civilizador (Norbert Elias) e a monopolização da violência pelo Estado (Weber) difundiram comportamentos pacificados entre os cidadãos, mas que, ao mesmo tempo, forneceram mecanismos técnicos e psicológicos de brutalização e insensibilização (Grossman) que potenciaram atitudes violentas por parte de policiais e criminosos.
Downloads
Referências
ANDERSON, Perry (1998). Linhagens do estado absolutista. SP: Brasiliense.
ALBURQUEQUE, Carlos Linhares de. e MACHADO, Eduardo Paes. “sob o signo de Marte: modernização, ensino e ritos da instituição policial militar”. Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n. 5, jan/jun 2001. P. 214-237. http://www.scielo.br/pdf/soc/n5/n5a10.pdf. Acesso: 27 abr. 2006.
ELIAS, Norbert. (1993) O Processo Civilizador: formação do Estado e Civilização. Vol. 2. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
FOUCAULT, Michel. (2002). Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes.
GOFFMAN, Erving. (2003). A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes.
GROSSMAN, David. (1996). On Kiliing: The Psychological Cost of Learning to Kill in War and Society. Back Bay Books. New York: Little, Brown and Company.
TILLY, Charles. (1996) Coerção, Capital e Estados europeus. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Edusp.
WEBER, Max. (1999). Economia e Sociedade. Vol. 2. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: UnB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.