DISCURSOS SOBRE A “TERRA PROMETIDA”: AS RELAÇÕES ENTRE A FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA E O ESTADO DE ISRAEL

Autores

  • Rafael Bruno Gonçalves Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Palavras-chave:

Evangélicos, Câmara Federal, Israel, Discurso

Resumo

O presente artigo busca analisar os posicionamentos dos deputados que compõem a Frente Parlamentar Evangélica (FPE) sobre as questões relacionadas ao Estado de Israel, desde a fundação da FPE (2003) até o final da 54ª Legislatura (2014). O objetivo é compreender como os enunciados provenientes de deputados evangélicos vão à direção de um fundamentalismo religioso muitas vezes baseado no Velho Testamento para legitimar a posição favorável ao estado israelense. Contudo, não somente os discursos de natureza religiosa são identificados nos pronunciamentos de parlamentares evangélicos. Em diversas circunstâncias, são referidos os discursos que exaltam Israel como um potencial parceiro do Brasil, no desenvolvimento de novas tecnologias e no intercâmbio de experiências políticas entre os parlamentares dos dois países, além do papel do Brasil na criação deste Estado através da função exercida por Oswaldo Aranha na ONU em 1947. Através da análise dos discursos encontrados nos diários oficiais da Câmara, verificaram-se os três temas que constituem as formações discursivas, ou seja, “Israel como terra prometida”, “Israel como parceiro tecnológico” e “o papel de Oswaldo Aranha”. Concluiu-se que a posição adotada pelos evangélicos na Câmara sobre Israel possibilitou a identificação de uma proximidade ideológica entre este segmento religioso com as políticas empreendidas pelos israelenses, culminando nas atitudes simpáticas a doutrina sionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rafael Bruno Gonçalves, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bolsista da Fundação Carlos Chagas Fundo
de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).Contato: rafaelgoncalves@iesp.uerj.br

Referências

BAPTISTA, Saulo. Pentecostais e neopentecostais na política brasileira: um estudo sobre cultura política, Estado e atores coletivos religiosos no Brasil. São Paulo: Annablume, Instituto Metodista Izabela Hendrix, 2009.

CÂMARA FEDERAL. Pesquisa em Publicações Oficiais da Câmara dos Deputados. Disponível em:<http://imagem.camara.gov.br/pesquisa_diario_basica.asp>. Acesso em: 22 jan. 2015.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCar, 2009.

EMBAIXADA de Israel recebe a visita do Deputado Roberto de Lucena. Roberto de Lucena, Notícias, São Paulo, 21 mar. 2011. Disponível em: http://robertodelucena.com.br/embaixada-de-israel-recebe-a-visita-do-deputado-roberto-de-lucena.html/. Acesso em: 08 jun 2015.

EMBAIXADOR de Israel recebe integrantes da Frente Parlamentar Evangélica. Revista da Frente Parlamentar Evangélica. Brasília: Gráfica e Editora Positiva, 2004, p. 17.

EMBAIXADOR Giora Becher e a Ministra Orit Noked de Israel recebem parlamentares evangélicos em jantar. João Campos – Deputado Federal, Brasília, DF, 06 abr. 2011. Disponível em: http://www.joaocampos.com.br/embaixador-giora-becher-e-a-ex-ministra-orit-noked-de-israel-recebem-parlamentares-evangelicos-em-jantar/. Acesso em: 16 jun. 2015.

EMBAIXADOR de Israel Entrega Monção de Louvor a Membros da FrenPazBril. Notícias, Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 17 ago. 2011. Disponível em: http://www.fisemg.com.br/?pg2=noticias_interna&local=1&id=56. Acesso em: 12 jun. 2015.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática, 1988.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

GAROTINHO recebe embaixador de Israel. Notícias. 21 set. 2011. Disponível em: http://blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=8986. Acesso em: 14 jun. 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

_______________. Gênese dos Discursos. São Paulo, Parábola Editorial. 2008.

PELAES, Fátima. 66 anos do Estado de Israel será comemorado na Câmara dos Deputados. Noticias. PMDB na Câmara. Brasília, DF, 20 mai. 2014. Disponível em: http://www.pmdbnacamara.org.br/noticias/66-anos-do-estado-de-israel-ser%C3%A1-comemorado-na-c%C3%A2mara-dos-deputados. Acesso em: 08 jun. 2015.

PINGA-FOGO – Israel. Jornal da Câmara. Brasília: Secretaria de Comunicação Social (SECOM), 9 fev. 2004, p. 5.

VISITA a Embaixada de Israel. Apóstolo Doriel de Oliveira, 05 ab. 2011. Disponível em: http://www.apostolodoriel.com.br/?p=1151. Acesso em: 13 jun. 2015.

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Gonçalves, R. B. (2016). DISCURSOS SOBRE A “TERRA PROMETIDA”: AS RELAÇÕES ENTRE A FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA E O ESTADO DE ISRAEL. Cadernos De Estudos Sociais, 30(2), 99–129. Obtido de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1535

Edição

Secção

Artigos - Dossiê Temático - Infância, Educação e Sociedade