Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
Resumo
Buscou-se refletir, a partir da pesquisa quantitativa realizada, entre os meses de junho a novembro de 2008, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, da escola pública estadual Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CAIC – no bairro Autran Nunes, situado na periferia do município de Fortaleza – CE, a respeito da política de educação quanto à formação dos estudantes para uma cidadania ativa, em face da Constituição de 1988 do Estado republicano brasileiro. Para o republicanismo a participação política dos cidadãos na construção de uma sociedade livre é um princípio de vital importância, pois recusa a ideia de que o indivíduo isolado seja o fundamento da vida política, como apregoa o neoliberalismo. O cidadão deve definir a condição política do homem, uma vez que a comunidade é uma referência fundamental. O baixo índice participação dos estudantes remete a um necessário questionamento sobre a política educacional. Palavras-chave: escola; participação; cidadania. This article is based on a quantitative research conducted from June to November 2008 among senior high school students from the Adolescent and Children Support Center (Caic) located in Autran Nunes, in the suburbs of Fortaleza in the state of Ceara. In accordance with the 1988 Constitution of the Republic of Brazil, this study aims to reflect upon educational policies concerning the formation of students toward an active citizenship in the country. For the Republicanism, citizens’ political participation in the process of building a free society is of a vital importance because it refutes the idea that the individual alone is the foundation of politics, as neo-liberalism promotes. Citizens must define their own political status since the community serves as their fundamental reference. The low student participation suggests the need of an inquiry into the national educational policy. Key words: school; participation; citizenship.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-16
Como Citar
Aragão, A. (2011). Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?. Cadernos De Estudos Sociais, 25(2). Obtido de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424
Edição
Secção
Artigos - número 2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.