DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AS MINI-HISTÓRIAS

O que as pesquisas falam sobre elas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2482

Resumo

Este artigo tem como intuito realizar uma revisão bibliográfica acerca das publicações acadêmicas que discorrem sobre a documentação pedagógica e as mini-histórias como instrumentos avaliativos da educação infantil.  Neste sentido, surge a questão: existem produções acadêmicas que contemplem a temática da documentação pedagógica e mini-histórias nos periódicos brasileiros? Como as mini-histórias estão inseridas no cenário científico de pesquisas com e sobre crianças? Com o intuito de responder essas perguntas buscamos por estudos científicos nos últimos 10 anos considerando no universo acadêmico se as mini-histórias são percebidas como importante instrumento na documentação pedagógica. A escolha dos últimos dez anos, deu-se por ponderarmos os anos de isolamento social devido a Pandemia da COVID-19, como fator que possa fragilizar o número de produções acadêmicas acerca da temática, visto que, as crianças tiveram seus processos interacionais impactados e os educadores acompanharam seus estudantes de modo peculiar em relação aos anos anteriores. Neste sentido, entendemos que a documentação pedagógica e as mini-histórias, quando utilizadas de forma integrada, enriquecem a prática pedagógica ao permitir que o educador perceba o processo de aprendizagem das crianças. Com isso, haver conteúdos que discorram sobre esta ideia oferece uma contribuição significativa para as infâncias e consequentemente para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Juliana Correia do Nascimento, UFRPE/FUNDAJ/FASUP

Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Professora do curso de graduação da Faculdade FASUP/PE.

Sabrina Gabriely Rodrigues Pina, Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP)

Graduanda no curso de Pedagogia pela Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP/PE). Pós-graduanda no curso de Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade ALPHA.

Downloads

Publicado

09/15/2025

Como Citar

Correia do Nascimento, E. J., & Rodrigues Pina, S. G. (2025). DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AS MINI-HISTÓRIAS: O que as pesquisas falam sobre elas?. Cadernos De Estudos Sociais, 39(2). https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2482

Edição

Seção

Epepe: 18 anos de Contribuições para a Pesquisa Educacional