Economia Política da Comunicação: origens, reflexões e tendências

Autores/as

  • Samária Araújo de Andrade Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (PPGCOM – UFPI), Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) samaria.andrade@hotmail.com

Palabras clave:

Economia Política da Comunicação, EPC, Economia Política, Meios de comunicação

Resumen

Resumo: O presente artigo reflete sobre o potencial explicativo que a Economia Política da Comunicação (EPC) apresenta para os fenômenos de comunicação contemporâneos, quando os meios de comunicação ganham dimensão central,      produzindo conteúdos sujeitos a diferentes forças e quase sempre desregulamentados. Para isso investiga a matriz teórica da EPC expondo pontos fundamentais como a definição de Economia Política, a passagem de “Economia Política” a “Economia”, a abordagem de algumas de suas escolas e a distinção geográfica proposta pela EPC, os fenômenos que justificam a aproximação de Economia Política e Comunicação e a variedade de temas que a EPC tem estudado.

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Biografía del autor/a

Samária Araújo de Andrade, Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (PPGCOM – UFPI), Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) samaria.andrade@hotmail.com

Universidade Federal do Piauí (PPGCOM – UFPI), Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Publicado

2014-07-11

Cómo citar

Andrade, S. A. de. (2014). Economia Política da Comunicação: origens, reflexões e tendências. Cadernos De Estudos Sociais, 28(1/2), 92–113. Recuperado a partir de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/42

Número

Sección

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)