ÁRVORE DA RESISTÊNCIA
A escola com classes multisseriadas do campo como fruto do enraizamento dos povos-territórios camponeses
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2472Resumen
O presente artigo objetiva estabelecer reflexões teórico-metodológicas sobre a escola com classes multisseriadas campo enquanto fruto do enraizamento dos povos-territórios camponeses. Os Estudos Pós-Coloniais é a perspectiva teórico-metodológica que ancora esse estudo, pois nos oportuniza questionar e desconstruir as estruturas coloniais, urbanocêntricas e hegemônicas que permeiam o paradigma da Educação do Campo e as escolas com classes multisseriadas do campo. Essa abordagem propõe um olhar para as relações de poder que se estabelecem no contexto educacional, especificamente nas escolas e nos currículos dos territórios camponeses. Utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica e da Análise de Conteúdo Via Análise Temática (Bardin, 2011; Vala 1990) para contribuir metodologicamente neste estudo. A partir dessa pesquisa, consideramos que a escola com classes multisseriadas do campo emerge como uma expressão do enraizamento dos povos-territórios ao possuir práticas curriculares que dialoguem com a realidade de seus sujeitos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.