Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
Palabras clave:
Primeira Geração, Curso de Pedagogia, Democratização do Ensino Superior, Trabalho DocenteResumen
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho.
Descargas
Citas
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2° edição São Paulo: Editora Moderna, 1998.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: ______. (Orgs.). A miséria do mundo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.
CARMEM. Carmem Bissoli. Curso de Pedagogia no Brasil. Historia e identidade. 1999. Editora Autores Associados. SP
CHAMON, Magda. Trajetória de Feminização do Magistério: ambiguidades e conflitos. BH: Ed. Autêntica, 2005.
CHEN, Xianglei; CARROLL, C. Dennis. First-Generation Students in Postsecondary Education. U.S. Department of Education Institute of Education Sciences, July. 2005. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED485756.pdf.
INEP. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2012.pdf em 20/09/2018.
Gil, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec;Abrasco, 1993.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
___________; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.
___________. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MOROSINI, M. C. Qualidade universitária: isomorfismo, diversidade e equidade. Interface, Botucatu: UNESP, 2001.
____________. Qualidade na educação superior: tendências do século. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1487/1487.pdf.
____________.; FELICETTI, V.L. Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 75, p. 103-120, mai./jun. 2019.
NASCIMENTO, P. E. A et al. História da educação no Brasil e a prática docente diante das novas tecnologias. IX Seminário nacional de estudos e pesquisas historia sociedade e educação no brasil. Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, anais eletrônicos, 2012.
NIEROTKA, Rosileia Lucia; TREVISOL, Joviles Vitório. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. R. Katál., Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 22-32, jan./jun. 2016.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos Ribeiro. História da educação brasileira: a organização escolar. 16° edição. Campinas: Autores Associados, 2003.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do Campus Brasileiro: Uma Análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 30° edição. Petrópolis: Vozes 2006.
SOMERS, P; WOODHOUSE, S.; COFER, J. Pushing the Boulder Uphill: The Persistence of First-Generation College Students. NASPA Journal, Vol. 41, no. 3, Spring 2004.
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; CASTRO, Graciele Dotto; PICOLLO, Luciane da Rosa. Adaptação à Universidade em Estudantes Universitários: Um Estudo Correlacional. Interação em Psicologia. Curitiba, PR, v. 11, n.2, p. 211-220, 2007.
TOUTKOUSHIAN, Robert K.; STOLLBERG, Robert S.; SLATON, Kelly A.Talking ‘Bout My Generation: Defining ‘First-Generation Students’ in Higher Education Research. Paper for presentation at the Association for the Study of Higher Education, November 2015.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZABALZA, Miguel. Innovaciones didácticas para la nueva universidad del S. XXI. In: Engers, Marilia Costa Morosini, Vera Lucia Felicetti.(orgs) Educação superior e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de percursos de estudantes universitários de camadas populares camadas populares. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a03v11n32.pdf.
WINTRE, M. G.; YAFFE, M. First-year students’ adjustment to university life as a function of relationships with parents. Journal of Adolescent Research, n. 15, p. 9- 37. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.