DA FEIRA DE RUA AO MODA CENTER SANTA CRUZ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO HÍBRIDO E A PERCEPÇÃO DOS ATORES LOCAIS
Palabras clave:
Moda Center Santa Cruz, Feira de rua, Tradicional, Moderno, Hibridismo.Resumen
A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, também conhecida como A Capital da Sulanca, está entre as três cidades mais expressivas do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Durante décadas a cidade contou com uma feira de rua popular, na qual seus habitantes comercializavam as confecções em bancos de feiras improvisados, que ocupavam várias ruas da cidade. A partir do ano 2000, houve uma mudança significativa nessa comercialização, com a inauguração do Moda Center Santa Cruz, um grande centro atacadista de confecções. Neste trabalho buscamos compreender a percepção dos atores locais sobre a transição da feira de rua de Santa Cruz do Capibaribe para o Moda Center Santa Cruz, caracterizando os elementos modernos e tradicionais que compõem este espaço híbrido. Para alcançar os objetivos deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com entrevistas individuais semiestruturadas, sendo realizadas 11 (onze) entrevistas no total. Como elementos modernos desse espaço híbrido, foi possível observar os incrementos na infraestrutura da feira, a busca por melhor atendimento ao cliente e por qualidade dos produtos, o uso de tecnologias para divulgar produtos e ampliar cartela de clientes, necessidade de uso do documento cheque, em vez do caderno etc. Como principais elementos tradicionais identificados, percebemos a aprendizagem oral entre gerações, os laços de amizade existentes entre os donos de boxes, e a importância atribuída à confiança nas relações sociais.
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