Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
Resumen
RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos de 1970 e a recepção da teoria da Indústria Cultural tal qual formulada por Adorno e Horkheimer. Para isso, o arcabouço teórico foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de sociologia da comunicação da Universidade de São Paulo. Este grupo, marcado pelo pioneirismo nos anos de 1970, agrega tanto a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, com relação à Indústria Cultural. Palavras-chave: Teoria social; sociologia da comunicação; indústria cultural. ABSTRACT This work aims to discuss how was the relation between the emergence of sociology of communication in Brazil of the years 1970 and receipt of the theory of the cultural industry such as formulated by Adorno and Horkheimer. For that, the theoretical outline was built in two ways: first, to analyze the socio-historical situation of Brazilian society of the period; and, second, analyze the reception of the concept of Culture Industry by Group of the sociology of communication at the University of São Paulo. This group, marked by the pioneering work in 1970, combines both the sociological perspective of communication theory as developed by frankfurtian, Adorno and Horkheimer, in relation to the Culture Industry. Key words: Social Theory. Comunication Sociology. Cultural industryDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-03-29
Cómo citar
França, J. (2012). Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970. Cadernos De Estudos Sociais, 26(2). Recuperado a partir de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1459
Número
Sección
Artigos - número 2
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.