Diversidade cultural, educação e transculturalismo crítico – um rascunho inicial para discussão
Resumen
Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre os desafios de construirmos uma perspectiva formativa transcultural a partir de diversidade cultural brasileira. O fenômeno da diversidade cultural é percebido na sua dimensão ontológica e relacionado ao problema do multiculturalismo. O texto busca construir os nexos entre multiculturalidade, interculturalidade e transculturalidade. A transculturalidade orienta a configuração inicial de uma perspectiva formativa denominada de transculturalismo crítico. A diversidade cultural brasileira é apreendida a partir de elementos da matriz cultural afro brasileira. Essa opção nos ajuda a perceber a complexidade e riqueza de possibilidades de construir um projeto educativo que tenha efetivamente o princípio da diversidade cultural humana enquanto matriz formativa. Palavras Chave: educação; diversidade cultural; transculturalismo crítico. This paper aims at performing a reflection about the challenges of building a transcultural formative perspective from the Brazilian cultural diversity. The phenomena of cultural diversity is perceived in its ontological dimension and related to the problem of multiculturalism. The text intends to construct the coherency among multiculturality, interculturality and transculturality. The transculturality guides the initial configuration in a formative perspective called critical transculturalism. The Brazilian cultural diversity is apprehended from elements of the Afro-Brazilian cultural matrix. This option helps us to understand the complexity and richness of possibilities of building an educational project that effectively have the principle of human cultural diversity while formative matrix. Key-words: education; cultural diversity; critical transculturalism.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-06-16
Cómo citar
Santana, M. de M. (2011). Diversidade cultural, educação e transculturalismo crítico – um rascunho inicial para discussão. Cadernos De Estudos Sociais, 25(1). Recuperado a partir de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1419
Número
Sección
Artigos - número 2
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.