Do analfabetismo e da alfabetização

Autores/as

  • Gerusa de Mendonça Gomes

Resumen

Discute o analfabetismo em confronto com determinadas dimensões com que este se apresenta na realidade — estritamente educacional, da pobreza, psicossocial, política — destacando a discussão desta última que privilegia, no foco analítico, o fato de que a apropriação do “saber sistematizado” traz como conseqüência uma mudança na totalidade social. Faz considerações à base da contabilidade do analfabetismo passando a enfocar a questão do analfabeto «in vivo. Repassa abordagens da alfabetização pondo no centro de debate o fato de que a alfabetização potencialmente se inscreve no processo das contradições da sociedade, como uma prática social que desenvolve resistência à produção. The article discusses illiteracy as related to certain dimensions such as education, poverty, psychosocial effects and political implications, stressing the impact of the latter because “Knowledge” brings about social change. The article analyses the accounting of illiteracy, focusing the problem of the illiterate person in concrete aspects. It reviews also the approaches on alphabetization, arguing that it may be regarded as a social practice which develops resistance to reproduction, as part of a process of contradiction in a given society.

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Publicado

2011-06-01

Cómo citar

Gomes, G. de M. (2011). Do analfabetismo e da alfabetização. Cadernos De Estudos Sociais, 7(1). Recuperado a partir de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092

Número

Sección

Artigos - número 2