O custo das campanhas eleitorais no Brasil
Resumen
Este é um ensaio sobre o custo financeiro das campanhas eleitorais brasileiras. Analisa também as formas mais rotineiras de relacionamento entre financiadores, militantes políticos, "estruturas" e eleitores. Embora inteiramente baseado em dados empíricos, secundários, o ensaio oferece estimativas de cálculos. Estas são feitas em dólar, o que permite comparações com outros países. Por fim, faz-se estimativa, justificada, de provável custo da campanha eleitoral presidencial de 1989. This is a study about the financial costs of Brazilian elections. It identifies the most common ways of getting and spending money during campaigns. It also analysis the usual relationship between financiers, political militants, "structures" and voters. Although an empirically-based study, the paper cannot be conclusive. Calculations are presented as estimations. These are made.in U$ dollars, which allows comparison with other countries. At the end, and estimation of the probable costs of the 1989 presidential election is presented.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-05-27
Cómo citar
Aguiar, R. (2011). O custo das campanhas eleitorais no Brasil. Cadernos De Estudos Sociais, 5(1). Recuperado a partir de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1055
Número
Sección
Artigos - número 2
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.