EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS ESCOLAS DO CAMPO
O que os(as) gestores(as) têm a ver com isso?
DOI:
https://doi.org/10.33148/ces.v39i2.2476Abstract
Este artigo, originado de um projeto de iniciação científica desenvolvido no Centro Universitário Facol (Unifacol) intitulado “Educação antirracista e gestão escolar democrática: um olhar outro para os discursos e as práticas dos(as) gestores(as) de escolas do campo”, analisa a importância da gestão escolar democrática na promoção de práticas antirracistas em escolas do campo, considerando seus desafios e possibilidades. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e gestoras escolares de um município em Pernambuco. Os resultados apontam que, embora eles reconheçam a relevância da gestão antirracista, muitos ainda enfrentam dificuldades em integrar efetivamente esses conceitos no cotidiano escolar. Identificamos que, apesar dos desafios, os gestores das escolas do campo buscam implementar essas práticas, fortalecer a identidade camponesa e garantir o acesso e permanência na escola.
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