POLÍTICA DE MOBILIDADE DO RECIFE: ATORES SOCIAIS, ESPAÇOS E ESTRATÉGIAS DE EXERCÍCIO DE PODER

Autores

  • Rafael dos Santos Fernandes Sales Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB http://orcid.org/0000-0002-4019-6605
  • Jackeline Amantino de Andrade Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.120191739

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano, Sociologia Política

Resumo

Este trabalho buscou investigar o processo de definição da Política de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Recife, através da análise da interação entre Estado e demais atores sociais. Tratou-se de uma pesquisa eminentemente qualitativa, delineada em um estudo de caso único. Contou com o levantamento de dados documentais e notícias da imprensa, além de dados provenientes da observação realizada de maneira direta. Os dados foram analisados à luz do ferramental teórico-metodológico do Neoinstitucionalismo Sociológico, combinado com a Teoria da Estruturação, de Anthony Giddens. Como resultados empíricos, foram identificados os principais atores que participam de alguma maneira da negociação da política local, bem como seus papéis específicos na disputa cotidiana. Em seguida, foram mapeados os espaços de negociação em que os indivíduos atuam e a função que cada espaço desempenha na definição da política de Mobilidade Urbana. Por último, são identificadas algumas das principais estratégias (formais e informais) de exercício do poder relativas à Política de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Recife. O estudo explicitou características peculiares do processo político em torno da Política de Mobilidade Urbana da região Metropolitana do Recife, mas que são úteis para entender o processo de interação entre o Estado e demais atores sociais em torno de outras políticas públicas, evidenciando a configuração desigual na distribuição do poder entre os atores (devido aos recursos alocativos e/ou de autoridade que estão à sua disposição), bem como as estratégias desenvolvidas por eles no decorrer do processo democrático.

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Biografia do Autor

Rafael dos Santos Fernandes Sales, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB

É graduado em Ciências Sociais (UFPE) e possui Mestrado em Administração (UFPE). Doutorando em Sociologia (UFPB), tem experiência com Ensino Superior e Capacitação em diversos temas, tendo atuado com Pesquisa Socais qualitativas e quantitativas, em nível local, regional e nacional. É pesquisador na área Ciências Sociais, possuindo experiência em torno dos temas da Responsabilidade Social Corporativa, Políticas Públicas. Segurança Pública, Transparência, Controle Social, Combate à Corrupção, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade. Atuou como professor da Faculdade IBGM e Faculdade Joaquim Nabuco, sendo atualmente Professor Visitante da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), além de ter atuado em diversos espaços de formação multidisciplinar. É Consultor Ad Hoc PNUD e UNESCO em projetos variados. Coordenou Comitês Multi-Setoriais no Nordeste através do Instituto Ethos. É especialista é articulação institucional com parceiros governamentais, privados e da sociedade civil. É também membro da Rede Ethos/Uniethos de Consultores pela Sustentabilidade. É Sócio-fundador da OXY Consultoria.

Jackeline Amantino de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)

Doutora em Sociologia, Professora Adjunta do Deptº de Administração e do Programa em Pós-Graduação em Administração da UFPE. E-mail: jackeline.amantino@gmail.com

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Publicado

03/26/2019

Como Citar

Sales, R. dos S. F., & Andrade, J. A. de. (2019). POLÍTICA DE MOBILIDADE DO RECIFE: ATORES SOCIAIS, ESPAÇOS E ESTRATÉGIAS DE EXERCÍCIO DE PODER. Cadernos De Estudos Sociais, 34(1). https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.120191739

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)